Autores Importantes

 

 

Jean Piaget nasceu a 9 de Agosto de 1896 na cidade de   Neuchâtel, na Suíça. Era filho de Arthur Piaget, professor de Literatura Medieval na Universidade de Neuchâtel, e de Rebecca Jackson.

Estudou Ciências Naturais na Universidade de Neuchâtel.  Frequentou a Universidade de Zurique onde contactou com a psicanálise. 

 Trocou depois a Suíça pela França onde efectuou os seus primeiros estudos experimentais de psicologia do desenvolvimento.

Em 1923 casou com Valentine Châtenay. Deste casamento teve três filhas: Jacqueline, Lucienne e Laurent, cujo desenvolvimento intelectual foi por si meticulosamente estudado. 

Em termos psicológicos, a sua investigação tem por objectivo central o estudo dos  dispositivos que o indivíduo utiliza para perceber o mundo.

 Como epistemólogo, procurou  determinar cientificamente o processo de construção do conhecimento. Nos últimos anos da sua vida centrou os seus estudos no pensamento lógico-matemático.

Piaget não propõe um método de ensino mas apresenta uma teoria do desenvolvimento cognitivo cujos resultados são  utilizados por psicólogos e pedagogos.

Faleceu a 16 de Setembro de 1980 em Genebra.

 

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 

 

Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856 em Freiberg, Moravia. Recebeu o prenome de Scholomo Sigismund, o qual Freud mudou para Sigmund em 1878.

     Nenhum dos textos anteriores ao ano de 1886 foi integrado às suas obras completas, por oposição de seus filhos e herdeiros Ernst e Anna Freud. Sua obra anterior aos textos de psicanálise, compreendendo o período de 1877 a 1886, é composta de 21 artigos sobre diversos temas: neurologia, medicina, histologia, cocaína. Sua obra sobre psicanálise é composta de 24 livros (dois dos quais com Josef Breuer, um com a colaboração de William Bullitt) e 123 artigos, além de comentários, prefácios, etc. e traduzida em cerca de 30 línguas.

     Freud era o filho mais velho do terceiro casamento de Jacob Freud, comerciante de tecidos. Jacob e Amalia Freud teriam ainda mais sete filhos. Devido a má situação econômica, após um ano em Leipzig, a família mudou-se para Viena, Áustria, onde o pai estabeleceu seu comércio no bairro judeu de Leopoldstrasse.

     Em 1899 Freud escreveu esta nota autobiográfica, publicada em 1901 em alemão nas Biographisches Lexicon hervorragender Arzte des neunzehnten Jahrhunderts de J. L. Pagel:

“FREUD, SIGMUND, Viena. Nascido a 6 de maio de 1856 em Freiberg, Moravia. Estudou em Viena. Aluno do fisiólogo Brücke. Promoção (título médico) em 1881. Aluno de Charcot em Paris de 1885-1886. Habilitado em 1885 (designado Privatdozent). Tem trabalhado como médico e docente na Universidade de Viena, desde 1886. Proposto como Professor Extraordinário, em 1897. Inicialmente os trabalhos de Freud trataram sobre histologia e anatomia do cérebro e posteriormente sobre temas clínicos de neuropatologia; tem traduzido os escritos de Charcot e de Bernheim. Über Coca, de 1884, é um trabalho introdutório da cocaína na Medicina. De 1891 é Zur Auffassung der Aphasien. De 1891 e 1893 são as monografias sobre as paralisias infantis, que culminaram, em 1897, no volume sobre o tema Handbuch, de Nothnagel. Studien über Hysterie, de 1895 (com o Dr. J. Breuer). Desde então Freud tem-se dedicado ao estudo das psiconeuroses e especialmente a histeria, e em uma série de breves ensaios tem enfatizado o significado etiológico da vida sexual nas neuroses. Também tem desenvolvido uma nova psicoterapia da histeria, do qual muito pouco se tem publicado. Um livro está no prelo: Die Traumdeutung (“A Interpretação dos sonhos”).”

     Em fevereiro de 1923 foi descoberto um tumor maligno no lado direito do palato. Foi feita uma cirurgia com a ablação dos maxilares e da parte direita do palato. Freud tinha que usar, a partir de então, uma prótese. Sofreu ao todo, devido essa enfermidade, 33 cirurgias. Tinha dificuldade para falar, mas mantinha contato com seus interlocutores e mantinha suas atividades de rotina, abandonando apenas os problemas do movimento psicanalítico, conduzido então por Ernest Jones que presidiu a IPA a partir de 1934.

     Em março de 1938, quando da invasão da Áustria pela Alemanha, com a intervenção do diplomata americano William Bullitt e de um resgate pago por Marie Bonaparte, Freud e sua família deixaram Viena indo para Londres, residindo em Maresfield Gardens 20; hoje Freud Museum. Redigiu nesse país seu último texto, Moisés e o monoteísmo.

     Freud faleceu em 23 de setembro de 1939 às três horas da madrugada, depois de dois dias de coma e de ter recebido de Max Schur, a seu pedido, com a concordância de Anna Freud, três injeções de três centigramas de morfina.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

    Erik Erikson foi um psicanalista que fez grandes contribuições no campo da Psicologia, com seu trabalho sobre desenvolvimento infantil e crises de identidade. Nasceu em Frankfurt, Alemanha, em15 de junho de 1902. Seu pai biológico era um desconhecido dinamarquês que abandonou sua mãe antes dele nascer. Sua mãe era uma mulher judia que o criou sozinha até Erikson completar 3 anos de vida. Ela se casou com um pediatra e todos se mudaram para o sul da Alemanha. Durante sua infância e adolescência, ele se chamava Erik Homberger, pois seus pais lhe ocultaram os detalhes de seu nascimento. Na escola, era satirizado pelas crianças por ser um judeu nórdico (os judeus são normalmente morenos, e como Erikson era na verdade filho de dinamarquês, possuía cabelos loiros e olhos azuis).Depois de se formar na escola, se tornou artista. Freqüentou escolas de artes e viajou pela Europa, visitando museus e dormindo embaixo de pontes.

       Viveu como rebelde até seus 25 anos, quando começou a dar aulas de artes numa escola experimental para estudantes americanos. Lá, através de amigos em comum, acabou conhecendo Anna Freud, que se tornou sua psicanalista e o incentivou a estudar Psicanálise. Nessa época, também conheceu uma professora canadense de dança, com quem se casou e teve 3 filhos. Graduou-se no Instituto Psicanalítico de Viena, em 1933, se especializando em psicanálise infantil. Iniciou seu trabalho clínico nos Estados Unidos neste mesmo ano, e foi analista didático nos Institutos da Associação Americana de Psicanálise, desde 1942. Sua carreira inclui cargos nas escolas de Medicina de Harvard (de onde saiu como professor emérito) e Yale, na Universidade da Califórnia e na Clínica Austin Rigg. Afastando-se da ênfase de Freud sobre os componentes biológicos-sexuais do desenvolvimento inicial, seu trabalho focalizou brilhantemente os estágios críticos e criativos do desenvolvimento pessoal, e a resolução de várias crises de identidade, as quais define como "um conflito inevitável que acompanha o crescimento do senso de identidade durante a adolescência". Sua própria história de vida contribuiu para a formulação de seus conceitos e teorias. Focalizou também, o desenvolvimento contínuo da personalidade através de toda a vida, um conceito que ele estudou numa variedade de situações sócio-culturais.

    Durante sua carreira, Erikson se envolveu em estudos sobre a influência da cultura e da sociedade no desenvolvimento infantil. Ele estudou grupos de crianças nativo-americanas para formular suas teorias. Esses estudos possibilitaram a correlação da formação da personalidade com os valores sociais e familiares. Seu primeiro livro, Infância e Sociedade (1950) se tornou um clássico no assunto. Seus outros livros são: Young Man Luther (1958); Insight and Responsibility (1964); Identity (1958); Gandhi's Truth (1969) e Vital Involviment in Old Age (1986).

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

        Ivan Pavlov era filho de um sacerdote e começou a estudar Fisiologia aos 26 anos, depois de ter-se dedicado também à Teologia e às Ciências Naturais. Estudou principalmente a fisiologia da digestão e, sobretudo, realizou investigações com cães, examinando sua salivação e os sucos gástricos. Baseou seus estudos no condicionamento: fez a experiência de alimentar os cães ao som de uma música determinada; posteriormente, ao ouvirem apenas a música, suas cobaias reagiram com secrecção de saliva e de sucos gástricos. A distinção entre o reflexo condicionado e o não-condicionado tornou-se básica para a psicologia que estuda a reflexologia e a mecânica. Foi essa a direcção que tomou, mais tarde, a chamada corrente "behaviorista", segundo a qual ocorre no cérebro humano uma série de reacções reflexas e de comparação. Em 1904, Pavlov obteve o Prêmio Nobel de Fisiologia e de Medicina.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

        John Watson, psicólogo norte-americano nascido em 1878, John Watson foi professor de psicologia experimental, tendo-se notabilizado pelo facto de ter sido o iniciador do behaviorismo. Segundo o behaviorismo, os únicos elementos relevantes para a psicologia são as manifestações observáveis no comportamento, teoria esta que defendeu e fundamentou num artigo publicado em 1913 e intitulado "Psicology as Behaviorist Views it". Negando qualquer valor relevante à introspecção, limitou-se ao estudo das relações entre os estímulos e as respostas dadas pelos indivíduos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

        

        Konrad Lorenz, psicólogo e estudioso do comportamento humano e animal, Konrad Lorenz é considerado como o pai da Etologia, tendo precisado cientificamente o conceito de instinto através da análise do comportamento dos seres durante o crescimento do organismo. Foi um defensor de que certas normas de comportamento são hereditárias e independentes do ambiente, que outras apenas se manifestam se devidamente estimuladas e que apenas algumas são aprendidas. Uma referência ainda para a aplicação que efectuou da teoria darwiniana ao estudo do comportamento.

 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

        De entre este autores destacados existem ainda outros de grande relevância que também foram abordados nas diferentes aulas como por exemplo, Jonh Locke, Charles Danverport, Mendel, Henry Goddard, etc,.